Make your own free website on Tripod.com

Ships-navios Madeira

Saipem 7000 o 2º maior guindaste flutuante do mundo no Funchal Disney Dream in Port Canaveral (Jan. 4, 2011) Oasis of the Seas Naviera Armas (Canary Islands) The International Airport of Madeira

Porto do Funchal-Cais Norte

O M/S Nils Holgersson de 1975, foi o primeiro navio de cruzeiros a atracar no cais Norte do Porto do Funchal no fim do ano de 1977 com passageiros alemães.
Com 148 metros, 19.212 ton., 21 nós.

M/S Nils Holgersson
imagem0743.jpg
Funchal - Madeira 31/12/1977

Entretanto têm atracado alguns médios navios de cruzeiro.

Volvidos 28 anos, após a estreia do "Nils Holgersson" eis que atraca no Cais Norte do Porto do Funchal o primeiro navio de cruzeiros de grande porte M/S MSC SINFONIA no dia 28/11/2005

Comprimento 251 metros, Calado 8,8 metros,Tonelagem 58.625Ton., Velocidade 20,8 nós, Passageiros 2163.

A que propósito disponibilizo estes dados?

Pelo facto de pretenderem construir um aquário e zonas de lazer na área portuária do Cais Norte do Porto do Funchal, crendo que originará um atrofiamento do Porto em Geral.

Os navios são cada vez maiores, portanto no Cais Norte deverão atracar mais navios de grande porte, creio eu, a não ser que essas escalas não estejam previstas para o referido cais por parte da administração do porto, o que seria muito grave.

Por exemplo: se 1000 passageiros de um navio com 2000 passageiros em trânsito aguardarem pelos autocarros para as respectivas excursões, sabem quantos serão necessários para o efeito? eu respondo! cerca de 18 autocarros, mais uns taxis para os outros passageiros e tripulantes, as viaturas de recolha do lixo do navio, as viaturas das autoridades, da agência, viaturas de abastecimento de víveres, de bagagem, de apoio logístico do porto etc.

A minha bela cidade do Funchal vai comemorar 500 anos! e não vai valorizar-se com semelhante projecto, pelo contrário, a zona portuária ficará descaracterizada. No mar existe um imenso aquário, para os investidores adquririrem mais barcos de visão submarina para os interessados. E o aquário muito bem instalado no Porto Moniz, que com as novas acessibilidades, até se encontra nas proximidades. Agora, não se trata de capelas.

No Parque das Nações em Lisboa, instalaram um aquário e bem! mas a referida zona não é um Porto oceânico como o do Funchal

  • A sina do Porto do Funchal. Inicialmente o projecto apontava um porto amplo, da zona do Reid's Hotel até ao Lazareto, quiseram aproveitar o ilheu e resultou num Porto atrofiado. Agora querem aproveitar a zona portuária liberta de contentores do Cais Norte, para instalar um aquário, o que certamente irá atrofiar novamente, depois dos contentores, a zona portuária em geral. Por favor estudem bem o local em questão! e não façam mais uma má intervenção na Orla Marítima, e não se esqueçam que o Porto do Funchal é bastante limitado.

    Paulo Farinha (27/03/2006)

  • Infelizmente a companhia Disney Cruise não inclui o Porto do Funchal na rota do navio de cruzeiros "Disney Magic".
    Inclui, o Porto de Tenerife nos dias 20 de Maio e 18 de Agosto de 2007.
    Nota: Qundo o Porto do Funchal, dotado de um aquário, atrairá mais navios de cruzeiros?
    Ora vejam a publicidade  no roteiro da Disney Cruise para 2007

    Tenerife, Canary Islands

    Surrender to the sun and sand of the Canary Islands. Explore the Teide National Park before taking a spectacular cable car ride to the top of the Mt. Teide volcano. Behold the majestic Pyramids of Güímar or travel by boat to Los Gigantes where rocky cliffs plunge dramatically into the sea below. Visit the wildlife theme park Loro Pargue and enjoy a relaxing swim at Lago Martianez. Shop for souvenirs in Santa Cruz and enjoy a delectable Spanish dinner and enchanting evening dancing.

    É só tirar ilações!

    Paulo Farinha

    A DISNEY CRUISE TAMBÉM INCLUI ESTA IMAGEM
    lago-martianez-puerto-de-la-cruz.jpg
    Lago Martianez

    Lago Martianez. UM LAGO MUITO BONITO E BRILHANTE EM TENERIFE.
    Nós temos uma lago no Parque de Santa Catarina, muito "apagado" atrevo-me a mencionar "quase abandonado".
    De certeza que nenhuma companhia de cruzeiros,  o
    colocará nos roteiros, tal com se encontra à data (03-06-2006)
    M/S Sinfonia
    dsc04931.jpg
    Funchal - Madeira

    Plano Director do Porto do Funchal

    Muito em breve a estrutura portuária da Região Autónoma da Madeira sofrerá grandes modificações com a entrada em funcionamento do porto comercial do Caniçal. Esta reestruturação implicará a definição de novas funções para o porto do Funchal, definição essa aprovada em Conselho de Governo da Região Autónoma da Madeira através do Plano Director do Porto do Funchal. Este plano estabelece uma adequação dos espaços existentes e a forma de ligação de toda a área portuária à zona urbana envolvente, transformando o Porto numa infra estrutura exclusivamente de apoio à navegação turística e de recreio e parte activa da cidade do Funchal.

    A Administração Portuária pretende, desta forma, responder de forma qualitativa ao grande crescimento do mercado de navios cruzeiro que se tem verificado na Ilha da Madeira durante a última década, e requalificar uma das zonas mais nobres da cidade do Funchal.

    Características do futuro Porto Turístico do Funchal:

    Gare para passageiros internacionais
    Gare para passageiros regionais (ligações marítimas com a Ilha do Porto Santo)
    Extensas áreas verdes
    Zonas de parqueamento de autocarros de turismo e táxis
    Zonas pedonais
    Ciclovias
    Comércio
    Restauração

    Infra estruturas para todos os serviços de apoio à actividade turística de cruzeiros

    Infra estruturas de apoio às actividades de desporto náuticas e marítimo turísticas

    Nome
    Email
    Telemóvel
    Comentário
    Deseja receber newsletter mensal ?