Make your own free website on Tripod.com

Ships-navios Madeira

Saipem 7000 o 2º maior guindaste flutuante do mundo no Funchal Disney Dream in Port Canaveral (Jan. 4, 2011) Oasis of the Seas Naviera Armas (Canary Islands) The International Airport of Madeira

Dois navios "ferry" no mesmo cais do Porto do Funchal

Turistas Canárianos não são importantes para a Madeira!
O navio Volcan de Timanfaya no Domingo dia 30-07-2006 chegou às 9h e aguardou na baía do Funchal com 250 passageiros canarianos, até as 10,30h, hora de saída do Lobo Marinho, numa viagem extra, para posteriormente atracar no Porto do Funchal. À tarde o navio espanhol teve que desatracar, e dirigio-se para a baía do Funchal, para permitir que o navio Lobo Marinho embarcasse passageiros. O Volcan de Timanfaya que tem horário de saída às 19h atracou novamente no porto pelas 18,30h, posteriomente partiu às 19,50h.
 
Trata-se sem dúvida de embaraços que se podia ter evitado, se o navio Lobo Marinho na viagem extra, tivesse atracado no Porto do Caniçal, onde se situa a 2ª rampa RO-RO da Madeira, era Domingo e o movimento de cargas/descargas era nulo nesse dia, além disso o armador teria poupado 1 hora de combustível, nos momentos de crise e de aflição financeira que estão a ser vividos no País e na Madeira. E depois, com as novas acessibilidades, com custos bastantes onerosos, há que tirar proveito das mesmas, o Porto do Caniçal fica próximo de qualquer sítio da Madeira. Mas, relegou-se os turistas canarianos para segundo plano, estes multiplicarão comentários acerca do sucedido, dando uma má imagem da Madeira.
 
As ilhas afortunadas das Canárias segundo o censos de 2005 tem uma população aproximada de 2.000,000 milhões de habitantes, numa área total de 7.540 Km2, há que acarinhar o potencial turismo canariano que se desloca de ferry, trazem autocaravanas, motos, viaturas, hospedam-se em hoteis, apartamentos, movimentam taxis, supermercados, comércio em geral, etc. não se trata de turistas de pé descalço, e além disso foi anunciado que a Espanha terá um crescimento de 3,1% em 2007.
 
É evidente que a rampa RO-RO não é urgente no Porto do Funchal. Agora se construirem o aquário no Cais Norte é que as coisas se tornarão muito complicadas no futuro. O Porto oceânico do Funchal é bastante limitado, e espero que não o condicionem mais, na medida que é previsível o aumento das escalas de navios ferry e de cruzeiro, inclusive de grande porte, que também atracam no Cais Norte. O que será necessário efectivamente, é um parque de estacionamento de apoio ao Porto do Funchal, ao movimento dos ferrys, que além disso se possa transformar em parque multifunções , e nunca um aquário que é um imóvel.
 
É verdade que há cidadãos que gostam de dar opinião sobre o Porto do Funchal que é o meu caso e não sobre tudo como alguém com responsabilidades admitiu recentemente. Eu não critico sem dar uma alternativa. Quanto ao facto de não dispor da informação necessária para fundamentar a minha opinião sobre a rampa RO-RO, concordo, (eu não sei tudo) mas tenho conhecimento que a Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento, tem um aquário projectado para a zona portuária do Cais Norte ex. Cais dos contentores, (pior é a emenda do que o soneto), isto é, um verdadeiro desconhecimento e visão do futuro para quem concorda com a instalação do mesmo. Minimizou-se o facto de o "ferry" Volcán de Timanfaya ter de sair do cais onde se encontrava para que o "Lobo Marinho" pudesse entrar não trouxe nenhum transtorno aos passageiros de um e de outro "ferry". E não causa transtorno à tripulação do navio em referência? e à logística do próprio Porto? a embarcação em causa não é uma lancha...trata-se de um navio que desloca 17.000 Tns GT, com 143 m de comprimento, é evidente que este tipo de situação desmotiva o armador, e depois admite-se que os cidadãos não dispoem da informação. E as repercussões deste embaraço, e de outros que já estão previstos... Minimizar o exposto, não é solução, nem demonstra vontade de analisar o assunto seriamente, e o isolamento/desenvolvimento da região passa por esta infra-estrutura vital.
 
Quanto à rampa RO-RO do Cais 1, a zona é exígua para operações com ferry e não concordo que a futura rampa seja contígua à já existente, há quem defenda que é o melhor local, pois...a zona portuária do Cais Norte é também o melhor local para a instalação de um aquário...há que repensar tudo! trata-se de uma zona portuária que não é propriamente uma zona de lazer!
Paulo Farinha 02-08-2006