Make your own free website on Tripod.com

Ships-navios Madeira

Saipem 7000 o 2º maior guindaste flutuante do mundo no Funchal Disney Dream in Port Canaveral (Jan. 4, 2011) Oasis of the Seas Naviera Armas (Canary Islands) The International Airport of Madeira

Praia dos Reis Magos

PRAIA DOS REIS MAGOS
reis-magos.jpg
ANTES DA INTERVENÇÃO (POÇO)

Pedregulhos e blocos de cimento.
Defendo a RETIRADA dos pedregulhos e blocos de cimento dos Reis Magos e Jardim do Mar (actualmente Jardim do Betão)
Não se trata de críticas gratuitas, mas as intervenções efectuadas na Orla Marítima dos Reis Magos e Jardim do Mar, foram exageradas. Conheço o Mar do Caniço de Baixo há 32 anos, fui dos primeiros madeirenses a frequentar a piscina do Galo, actualmente transformada num Squash Court e posteriormente passei a frequentar a zona balnear do Galo e a Praia dos Reis Magos, e mais recentemente a zona balnear do Hotel Roca Mar.
Fiquei muito surpreendido quando concluíram a obra dos Reis Magos em 2003 e deixaram a descoberto o actual amontoado de pedegulhos que formam um poço, não aceitando a designação de piscina natural ao mesmo. Piscinas naturais, sim! no Porto Moniz onde foram efectuados aumentos e melhoramentos bem planeados e executados. No Seixal, a maior e espectacular piscina natural da Madeira, faltando apenas estacionamentos para viaturas.
Na Praia dos Reis Magos, que ficou descaracterizada após a intervenção de obras, não se justificava tal amontoado de pedregulhos, pois o estado do mar permite banhos ao longo do ano, exceptuando quando as levadias se fazem sentir de tempos a tempos.
Defendo a retirada URGENTE desses pedregulhos, e as defesas rochosas naturais ficarão à vista, e então sim, com mais uns arranjos, dará origem a uma piscina natural tipo das excelentes e bonitas piscinas naturais, Docas do Cavacas no Centromar-Funchal.
Quanto ao Jardim do Betão, também defendo a retirada do excesso de blocos de betão ali depositados. Após a conclusão da obra, visitei esta bela e pitoresca freguesia do Jardim do Mar, passeando na larga e extensa Promenade, não sendo agradável, passear na mesma à vista de tanto betão, em contra partida passeio na Promenade dos Reis Magos todo o ano, sendo sempre um passeio agradável, com a praia de calhau rolado à vista.
Estive no Jardim do Betão na parte Este onde existe uma pequena praia, num dia de Sol radioso no mês de Agosto, servida por estacionamentos, com muitos lugares vagos, em companhia da minha família e uma família Canariana, ninguém manifestou interesse em passear na Promenade, e fomos a pé até o bonito centro da freguesia, com repuxos de água, para encanto de todos nós.
Uma referência especial para a esplêndida frente mar e Promenade de Machico, que sem dúvida foi das melhores intervenções efectuadas na Orla Marítima da Madeira.
Agora, e regressando à Praia dos Reis Magos que pertence à segunda zona turística mais importante da Madeira, é inconcebível a manutenção do tal amontoado de pedregulhos, crendo que a breve prazo será restituída a beleza natural à mesma.
Esta praia era tão bela, que no início deste século, encomendei um painel de azulejos a uma conceituada artista da Ponta do Sol, de que muito estimo.
Paulo Farinha
aos 17 de Setembro de 2006

Nota: Os Canarianos com quem contactei, gostaram imenso das piscinas naturais do Porto Moniz e Seixal, mas manifestaram desagrado pelo poço instalado na Praia dos Reis Magos, de resto, pondo o poço de lado ficaram encantados com a Praia dos Reis Magos e respectiva Promenade.
Paulo Farinha

RETURN