Make your own free website on Tripod.com

Ships-navios Madeira

Saipem 7000 o 2º maior guindaste flutuante do mundo no Funchal Disney Dream in Port Canaveral (Jan. 4, 2011) Oasis of the Seas Naviera Armas (Canary Islands) The International Airport of Madeira

O Arquipélago das Canárias

O Arquipélago das Canárias é constituído pelas ilhas de (Província de Santa Cruz de Tenerife) Tenerife, La Palma, La Gomera, El Hierro, (Província de Las Palmas) Gran Canária, Fuerteventura e Lanzarote.
População: quase 2 milhões de habitantes.
A área é de 7.447 km²
A economia é baseada no sector terciário (74,6%), principalmente turismo que muitos madeirenses já constataram "in loco", por isso não me debruçarei nesta área.
A indústria, basicamente agroalimentar, de tabaco e de refinação de Petróleo. Tenerife dispõe de uma refinaria de petróleo propriedade da
logo-cepsa.jpg
desde 1930 e podem crer, que é a maior do Reino de Espanha, sendo sem dúvida determinante para a criação de um tecido industrial em Canárias com repercussões notáveis na economia do arquipélago canariano.
A refinaria ocupa uma área de 500.000 m2.
Actualmente produz 4.500.000 toneladas de produtos refinados.
No sistema portuário nacional Las Palmas ocupa o 1º lugar na pesca descarregada.
As Canárias exportam vegetais e frutas para a Espanha.
Também é de salientar que em Las Palmas está sediada uma fábrica de chocolates
chocolate_almendras_troceadas.jpg
com excelentes produtos, alguns comercializados na Madeira.
O serviço regular de passageiros, entre as Canárias e a Espanha é assegurado pela ACCIONA TRASMEDITERRANEA com os ferrys SOROLLA (26.916 GT) e SUPERFAST GALICIA (16.686 GT), semanalmente.
No ano de 2004 viajaram na linha regular marítima, entre a Espanha e as Canárias 725.000
passageiros.
As Canárias ocupam uma posição marítima estratégica entre três continentes: Europa, África e América.
O Porto de Las Palmas além de turístico, funciona como plataforma logística e comercial com África e Europa, de mercadorias provenientes do Brasil, Panamá, China, Japão e Coreia do Sul predominantemente. Os navios que cruzam o Atlântico abastecem-se de combustível neste mini-continente.
No ano de 1972 é aprovado o Regime Económico Fiscal de Canárias, provocando a liberalização do comércio de viaturas novas, e as Canárias passaram a importar viaturas directamente do Japão especialmente de marca

tcsa.jpg
No ano de 2005 foram vendidas 10.800 viaturas da referida marca, tendo a Toyota Canárias, S.A. finalizado 2005 como líder absoluto do mercado de automóveis das Ilhas Canárias. Existem no Arquipélago 28 concessionários oficiais da marca.
50% dos taxis de Las Palmas são de marca "Toyota".A Madeira poderá tirar partido comercial desta plataforma do arquipélago vizinho (Ilhas irmãs).
Os madeirenses devem estar atentos às próximas viagens que a Naviera Armas efectuará com o novo ferry "Volcan de Tamadaba" à Madeira, semanalmente.
Distâncias entre: Funchal e Las Palmas 300 milhas (555Km)
Funchal e Selvagem Grande 162 milhas (300Km)
Funchal e Porto de Abrigo-Porto Santo 41 milhas (75Km)
Funchal e Lisboa 530 milhas (981Km)
Funchal e Leixões 680 milhas (1259Km)
Funchal e Ponta Delgada-Açores 491 milhas (909Km)
Paulo Farinha aos 6 de Março, 2007

RETURN

Direitos reservados. Copyright © 2005-2007 Paulo Farinha. All rights reserved