Make your own free website on Tripod.com

Ships-navios Madeira

Saipem 7000 o 2º maior guindaste flutuante do mundo no Funchal Disney Dream in Port Canaveral (Jan. 4, 2011) Oasis of the Seas Naviera Armas (Canary Islands) The International Airport of Madeira

O navio alemão Hamburg lança as primeiras balonas no Funchal

maximgorky11ph.jpg

An official Phoenix Reisen postcard of Maxim Gorky, produced for Millenium 2000, when she was at the annual fireworks display at Funchal, Madeira. Published by Europostcard.
O rápido (22nós) navio Alemão "Hamburg" lançado em 1969, animou um fim de ano no Funchal na década de 70, creio que foi no ano de 1972, lançando balonas que se elevavam a GRANDE ALTURA rebentando espectacularmente em magníficos diâmetros com esplendor e profusão de cores bem definidas, simultaneamente o navio apitava, era um espectáculo! Infelizmente nos ultimos anos não se tem visto fogo como este! têm lançado o fogo em baixa altura e com menores diâmetros, ficando penalizado na espectacularidade. Apenas aumentaram o fogo de estalo forte o que não é significativo. Sugere-se que o fogo de estalo forte seja lançado das plataformas marítimas devido à sua perigosidade, e que o fogo de artifício seja lançado do anfiteatro e da avenida/praia do Funchal. Praticamente foram as primeiras balonas (nova tecnologia pirotécnica) que rebentaram nos céus da cidade do Funchal lançadas deste navio, bem visíveis, vistas do anfiteatro do Funchal. Este navio com o nome actual "Maxim Gorky" continua aliado ao fogo de artificio e não é por acaso que vai estar presente no dia 31/12/2005 no Funchal, com chegada prevista para as 22h, e partida no dia seguinte às 17h.
Paulo Farinha

"HAMBURG"
hamburg_1969_1.jpg